segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ARQUICURIOSOS - POSTES ECOLÓGICOS

 
POSTE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA 100% ALIMENTADO POR ENERGIA EÓLICA E SOLAR





revista FIEP apresentou uma reportagem com o desenvolvimento de postes de iluminação pública utilizando como fonte de energia: a eólica e a solar, lançados pela empresa: Gram-Eollic, cujo proprietário e inventor é o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes.



Trata-se de um poste em aço com seis lâmpadas LEDs (mais ecológicas e oito vezes mais potentes que as convencionais) de 50.000 horas de vida útil dia e noite (cerca de 50 vezes mais que as lâmpadas convencionais). A peça em destaque é um "avião" em seu topo feito de fibra de carbono e alumínio especial. Sendo este o responsável pela captação da energia. Ximenes afirma que o formato de avião não foi escolhido por acaso.

As hélices do avião produzem energia, assim como as asas do avião que apresentam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo. A energia produzida é capaz de abastecer 3 postes ao mesmo tempo.As idéias surgiram durante o período do apagão e foram desenvolvidas com o incentivo do governo do Estado e de pessoas que acreditaram e investiram tempo no projeto, que durou cerca de 7 anos até ser visto no Palácio Iracema, onde se encontra em fase de testes. A intenção do inventor e colocar sua invenção em vários lugares como: praças, avenidas e rodovias.
"A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo", esclarece.
Ximenes aponta os benefícios, como:

  • economia de R$ 21.000 por quilômetro/mês de energia;
  • custo de instalação de cada poste é cerca de 10% menor que o convencional, isso porque economiza transmissão, subestação e cabeamento;
  • diminuição no consumo e gastos com iluminação pública;
  • sem impacto ambiental, pois não haverá contaminação do solo, nem refugo de materiais radioativos.


 "As tecnologias limpas – aquelas que não queimam combustível fóssil – serão o futuro do planeta quando o assunto for geração de energia elétrica. E, nessa onda, a produção eólica e solar sai na frente, representando importantes fatias na matriz energética de vários países europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal, além dos Estados Unidos. Também está na dianteira quem conseguiu vislumbrar essa realidade, quando havia apenas teorias, e preparou-se para produzir energia sem agredir o meio ambiente. No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), um ‘cabeça chata’ pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta." Gevan Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário