quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ARQUIDEIAS - PISO TÁTIL


Estava procurando especificações para piso tátil e encontrei um modelo que ainda não tinha visto. Procurando informações com colegas de trabalho, descobri que este material já é utilizado há um bom tempo em outros países e no Brasil foi lançado no começo do ano de 2009.

No Brasil a empresa que está comercializando é a Andaluz com o nome de "Piso Tátil Fácil". Esta linha de produtos tem como característica a mínima interferência na decoração de ambientes. Apresenta 7 cores e é disponibilizado em forma de botões e tiras (alerta e direcional, respectivamente). Fora do país a referencia é a Mobility Research Centre.

---------------------------------------------------------------



Outra opção é a linha Dome da Mozaik que trabalha com revestimentos de fácil instalação e que atendem às diversas normas e padrões brasileiros, sendo produzidos no material de poliuretano e com a opção de revestimento em aço inox. Apresentam alta resistência à abrasão (desgaste), ao corte e à corrosão. Também são encontradas nas versões de alerta e direcional.

São aplicados em diversos tipos de material, como: Concreto, agregados cimentícios, pedras de baixa dureza (mármores, arenito, ardósia), pisos vinílicos, de epóxi, Granito (pedras de alta dureza), cerâmica, cerâmica vitrificada, porcelanato, Carpetes, madeiras, pisos laminados e até em VIDROS. Porém sua aplicação se diferencia conforme o material sobre o qual a pastilha será aplicada:

- Pino-Cola: indicado para cerâmicas, pedras ou pisos cimentícios, o piso deve ser furado (broca 8mm) e o interior do furo é preenchido com um adesivo/selante e então são colocados os pinos que deverá ser pressionado em direção ao interior do furo até nivelar a base com o piso. Os furos são feitos de acordo com o gabarito de montagem, fornecido juntamente com os sinalizadores táteis. 



- Parafuso-bucha: indicado para pisos de madeira, carpetes e laminados, é utilizada bucha plástica nos furos (broca 6mm) para fixação do parafuso de aço inox que acompanha o produto. 




- Parafuso sem bucha: indicado para pisos de madeira ou similares com espessura maior que 25 mm, onde não são usadas buchas (o diametro do furo é de 5mm), como no sistema anterior.




- Colagem direta: pode ser usado em qualquer tipo de piso, mas é recomendado para locais de baixo tráfego ou que não possam ser furados. São colados diretamente sobre o piso com ajuda de um gabarito. Observação: a durabilidade dos sinalizadores instalados por colagem direta dependerá diretamente dos métodos de limpeza e manutenção empregados no localsendo que não é indicada para áreas de alto tráfego.



Uma coisa que devemos levar em consideração é que pode ocorrer casos em que algumas pessoas venham desparafusar as peças e levar embora, rs. Ou também a "tampinha" sair e ficar exposto o parafuso.
Mas uma coisa não podemos negar: esteticamente falando, este sistema é muito mais "agradável" que o em placas cimentícias, não acham? e também tem a questão de poder ser instalado sobre diversos materiais.








1 – Demarque a área a ser sinalizada, usando por exemplo fita adesiva. Esta área deve ser uma faixa com largura entre 25 e 60 cm, afastada no máximo 32 cm do ponto onde ocorre a mudança de plano conforme NBR 9050;
---------------------------------------------------------------

Confira uma espécie de Passo-a-passo de instalação:

2 – Prenda o gabarito ao piso utilizando fita adesiva no início da faixa de sinalização;


3 – Marque os locais para furação utilizando uma caneta marcadora com tinta resistente a água. Verifique se a marcação está visível lavantando parcialmente uma das bordas do gabarito com cuidado para não mudá-lo de posição;


4 – Se estiver trabalhando somente com um gabarito, utilize fita adesiva para marcar no piso a posição de término do gabarito;

5 – Solte do piso a fita que prende o gabarito e mova-o para a próxima posição, conforme a marcação feita no item 4;

6 – Fure nos locais marcados, utilizando uma broca com diâmetro de 6 ou 8 mm, conforme o elemento tátil seja de parafuso ou de pino, respectivamente. O tipo de broca deve ser adequado ao piso a ser furado:
a) Metal duro para concreto, epóxi e substratos cimentícios;
b) Diamantada com refrigeração interna para pisos de pedra, cerâmica ou porcelanato;
c) De aço rápido para substratos de madeira ou similares. A profundidade do furo deve estar entre 20 e 25 mm. Utilize preferencialmente uma furadeira fixa (com colunas) que assegure a perpendicularidade do furo em relação ao piso. Furadeiras manuais podem ser utilizadas contanto que os furos se mantenham perpendiculares.


7 – Remova o pó gerado pela furação, preferencialmente utilizando um aspirador de pó;
8 – Aplique uma pequena quantidade de adesivo/selante de poliuretano no interior do furo;


9 – Introduza o pino do elemento tátil ou a bucha no interior do futo e pressione até que o domo fique faceado com o piso ou aperte o parafuso até que isso aconteça. Se necessário, no caso dos elementos de pino/cola, bata suavemente com um martelo de borracha;






Nenhum comentário:

Postar um comentário