sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ARQUIDEIAS - PORCELANATO ULTRAFINO

Ola pessoal,


 
Vocês já devem ter visto os novos porcelanatos "ultra finos". Se nunca viu vou apresenta-los ou até mesmo trazer algumas informações que ainda não saibam. Espero que seja útil. :-)

A primeira vez que eu vi uma peça dessas, logo pensei na resistência. Imaginei colocando o piso e ele quebrando toda vez que "martelasse" para acertar o nível. Mas depois de pesquisar descobri a maioria das marcas com esta característica apresentam um aditivo que torna a peça mais homogênea e dura, proporcionando uma altíssima resistência, equivalente ao do porcelanato com espessura “convencional” (geralmente entre 10 a 16 mm).

Inicialmente, os porcelanatos slim vendidos no Brasil eram importados, mas hoje algumas empresas nacionais já produzem o produto. O Porcellanato Extra Fino Portobello foi o primeiro a ser produzido no País, em 2009.

A maior vantagem destes pisos é a praticidade em instalar sobre pisos já existentes, sem a necessidade de quebra dos antigos materiais, o que ocasiona maior rapidez na obra, menos sujeira e muita economia. O que muitos não contam é o gasto com a retirada do piso antigo, a regularização do contra-piso e depois a colocação do piso novo. Isso se não ocorrerem alguns “contratempos” no meio do caminho.

Excelente para assentamento, facilita cortes e perfurações dando um perfeito acabamento. Geralmente apresentam grandes formatos, design arrojado, reduz a quantidade de juntas, o que amplia os ambientes e proporciona um visual clean e sensação de conforto.

Com alta tecnologia, sua produção requer investimentos industriais e mão-de-obra especializada. Falando em colocação, já existe no mercado uma argamassa colante especial, especifica para porcelanatos slim com exclusiva aplicação á rolo deixando sua obra mais leve e tendo o dobro do rendimento que possibilita sobreposição.

Além disso, a espessura reduzida minimiza os problemas com o nível do piso dentro dos ambientes. As espessuras variam entre 3,5mm e 6mm, ou seja, menos da metade dos “convencionais”. Resumidamente as principais vantagens desse tipo de produto são:
  • Assentamento sobre outro piso (não necessariamente precisa ser cerâmico);
  • Facilidade e agilidade na reforma;
  • Facilidade de cortar, manusear e aplicar por serem ultrafinos e leves;
  • Menor custo logístico: menos peso nos pallets , redução de volume e menor custo no transporte (50% menor espaço de estocagem, 50% menor sobrecarga nas edificações e produto 50% mais leve);
  • Redução de matéria-prima na fabricação (50% menor consumo de matérias-primas não renováveis e 50% menor uso de água na fabricação do produto);
  • Redução de de energia (25% menor consumo de energia), gerando menos CO² no processo de queima (50% menor emissão de gás carbônico);
  • Muito menos entulho e sujeira na reforma o que torna a obra mais limpa (50% menor geração de resíduos em obras de construção civil);
  • Reduzem as quebras dos pisos que diminui o barulho.
Na mostra Revestir deste ano, havia várias novidades de diversas marcas. Confira o vídeo:

 

 

 
Estas são algumas marcas que eu conheço. Algumas eu já usei, outras eu apenas eu recebi catálogos. São elas:

 
1) Portobello

 
Conhecido como Extra Fino, o porcelanato da Portobello possui 4,7 mm. É o primeiro porcelanato slim produzido no Brasil. Atualmente, a Portobello fabrica cinco linhas de porcellanato extrafino, incluindo uma branca (muito semelhante à linha tradicional) a Limestone (que imita pedra) e a Econative (imitando a madeira natural). Além disso, também trabalha com filetes de porcellanato com espessura fina para decoração de paredes com mosaicos e faixas. Veja o vídeo de apresentação do extra fino:





 
2) Eliane

 
O Laminum, da Eliane, é produzido com tecnologia italiana e apresenta formato exclusivo de 1x3m e sua espessura é a menor do mercado, com apenas 3,5 mm nas séries Filo e Beton. Na Série Beton, estão disponíveis as cores Sand, Mocca, Dark Gray e Light Gray. A Série Filo apresenta as cores Oro, Argento, Ghisa e Bronzo.

 
3) Portinari

A Cerâmica Portinari, do Grupo Cecrisa, apresenta um produto com 5,5 mm de espessura, o Slim – Porcellanato Pietra Portinari. Com visão ecológica o produto segue os conceitos do Eco Tech Concept, ao reduzir o consumo de energia, água e matérias-primas não renováveis. As peças são grandes com dimensões de 90x90cm e 90x180cm.

 
4) Gyotoku

 
Consolidando-se como uma das maiores indústrias de revestimentos cerâmicos do Brasil e a maior do Estado de São Paulo, a Gyotoku também disponibiliza o ultra fino Slim 6mm. A Série Sense traz a sofisticação do mármore com textura acetinada nas cores White e Sand, nos formatos 30x60 cm e 60x60 cm. Básicos e versáteis, os porcellanatos Bianco Natural Slim e Super Bianco Natural Slim, nos formatos 30x60cm e 60x60cm completam a Série.

 
5) Lepri

 
Especializada na fabricação de revestimentos cerâmicos ecológicos, a Lepri tem a preocupação com o meio ambiente, que motivou a desenvolver mais um processo de fabricação que poupa agressões à natureza. Trata-se da técnica de fabricação de porcelanato Via Seca, exclusiva no Brasil. Essa tecnologia se traduz em um menor gasto de energia e, consequentemente, a conservação de recursos naturais. O piso cerâmico da Lepri é o EcoLight que possui somente 6 mm de espessura e está disponível nos tamanhos 11x11 cm e 23x23 cm, e nas cores Bianchetto, Bianco, Palha, Rosso, Cioccolatto e Azul Maresias.

 
6) Neostone

 
A Neostone apresenta 11 modelos com tonalidades que variam do bege ao preto e novas texturas. Os modelos Nácar, Slim Brandy, Paper Blanco, Paper Camel, Paper Negro são indicados somente para paredes, os demais são indicados para chão e parede e ambientes de baixo trafego.

 
 
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário