sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ARQUIDEIAS - BANHEIRAS

Ola pessoas...

Sexta-feira... Hum... Você não vê a hora de chegar em casa e se preparar para o fim de semana, né? Então você fica contando os minutos para chegar logo 6 horas e ir correndo para casa tomar aquele banho relaxante... Adivinhei?
Nada melhor que tomar um banho em uma banheira depois de um dia com trânsito terrível e um chefe chato (rs)... O objetivo é tirar todo o cansaço e repor as energias... ahhhhh!!!! Proporcionam banhos relaxantes, que aliviam a musculatura e ativam a circulação, melhorando o astral e também a qualidade do sono.
A banheira sempre foi tradição nas casas de banho japonesas e romanas. Então, o que você está esperando? Basta escolher o modelo que mais lhe agrada e que combine com seu estilo e com o restante do ambiente.
Portanto separei alguns modelos de banheiras para você escolher... Tenho certeza que tem uma perfeita para você. Também vou dar umas dicas de como fazer esta escolha e mostrar algumas novidades no mercado.
A primeira coisa a fazer é saber o quanto você está disposto a pagar e ter um modelo básico para seguir entre os inúmeros tipos de banheiras que existem no mercado. Um exemplo são as banheiras fabricadas para pessoas portadoras de deficiência física.

1) Tipos de banheiras: Basicamente, as banheiras são separadas em quatro categorias: Vitorianas, Contemporânea, Ofurô e Spa.
A Vitoriana são aquelas banheiras com modelo clássico de estilo colonial, muito popular durante o século 19, com curvas simples que lembram os modelos antigos. Uma característica marcante são os pés de metal que dispensam o apoio na alvenaria. (para conhecer mais este tipo de banheira, acesse: www.dokabathworks.com/site/por/banheiras.asp)
A banheira Contemporânea apresenta design moderno, com curvas e formas variadas. (conheça alguns modelos no site: www.dokabathworks.com/site/por/banheiras_contemp.asp )
O famoso Ofurô quer dizer banheira em japonês. Feita de madeira tem um poder térmico, capaz de manter a água aquecida. Essas banheiras podem ser utilizadas para fins terapêuticos. O tradicional era redondo de madeira. Hoje há modelos diferenciados, como: quadrado, de canto, com hidromassagem, etc. (visite site sobre as banheiras ofurô em: www.mundoagua.com.br/ofuros.html )
A linha Spa é aquela banheira equipada com jatos de água concentrados, para a prática de hidromassagem e que pode compartilhar com amigos e familiares, pois acomodam várias pessoas. (conheça mais sobre as banheiras SPA no site: www.banheiraspa.com.br/Banheira_SPA_Historia.html#)

Fora as banheiras acima citadas, estão surgindo no mercado outros modelos com formas, detalhes e cores diferenciadas, que destacam dos demais modelos mencionados. Grandes artistas pegam o tradicional e transformam em obras de arte (vejam o post banheiras divertidas).

2) Tamanho da banheira: escolher o tamanho da banheira é o principal critério de compra, porém é o processo mais difícil. Primeiro veja se o espaço no qual deseja colocar a banheira é suficiente para o modelo escolhido e defina para quantas pessoas você deseja.
Há diversos tamanhos que podem caber em qualquer cantinho. A maioria dos fabricantes não produz banheiras menores que 1,5m. Porém, há modelos especiais para adaptação em todos os ambientes, até em sacadas. Hoje a banheira não é mais um produto restrito aos banheiros. Se o problema é espaço, opte por um ofurô ou uma banheira vertical. Porém lembre-se que há dimensões mínimas para o posicionamento correto do corpo.

3) Materiais: Os materiais determinam a durabilidade da banheira, elas podem ser desde madeira até acrílica, com características distintas:
Antigamente, as termas era os ambientes onde os romanos se banhavam, faziam negócios, falavam de política e conversavam. Segundo os historiadores, haviam horários distintos para homens, mulheres e escravos. O Hipocausto era uma fornalha que esquentava a água. Com o passar do tempo foram se aprimorando os locais destinados a banho. Outra tecnologia antiga é a madeira, geralmente o cedro, por possuir naturalmente características fungicidas. Até o final dos anos 80, as banheiras eram fabricadas em louça, pesavam em média 200kg, frágeis, poucos modelos e muito caras, portanto eram um artigo de luxo. No inicio da década de 90, surgem as de fibra de vidro, mais leves com cerca de 20 kg, bem mais resistentes que as de louça e mais baratas. Depois surgiram as de acrílico, com alta produtividade, excelente acabamento, diversidade nas formas, porém não são tão resistentes como as de fibra de vidro, riscam e perdem o brilho com maior facilidade. Uma novidade é a banheira de hidromassagem inflável, que é fácil de transportar, se adaptam a qualquer ambiente e ajustam a diversas temperaturas. Além dessas, tem as de pedras naturais como as de mármores, granitos e também de pedra vulcânica, que conservam a temperatura da água por mais tempo e não amarelam com o tempo.

4) Acessórios: Há uma gama de acessórios para inovar e diversificar a sua banheira:
- Blower – sistema que produz borbulhas na água.
- Cromoterapia – utiliza a vibração das cores para garantir um banho relaxante que harmoniza o corpo conforme a incidência da luz. As cores e intensidade das lâmpadas, embutidas na banheira, se alteram, sabendo que cada cor tem uma função, você pode escolher uma única cor ou programar em ordem aleatória.
- Ducha manual – auxilia na saída do banho para se enxaguar sem precisar ir para o chuveiro.
- Jatos hidromassagem – muitos conhecidos são aqueles jatos de água que massageiam o corpo. Geralmente são posicionados nas costas, nos pés e nas laterais.
- Dosador – como o nome diz, é o local proposto para colocar porções de sabonete líquido, óleos e essências.
- Cascata – queda d’água que causa uma movimentação na água.
- Box ice – balde de gelo, que para manter a temperatura da sua bebida.

Vocês também podem instalar equipamentos eletrônicos, como: TV, DVD, sistema de som. Há alguns que custam um pouco mais, porém são a prova d’água.

PORTANTO...
Por falta de informação, algumas pessoas deixam de lado o prazer de ter uma banheira em casa. Muitos acreditam que a banheira é um equipamento de luxo. Saiba que é só escolher que tem uma especial para seu bolso. Compare preços, confira o espaço disponível, o material que mais gosta, o estilo/tipo, facilidade de manutenção, etc...

ULTIMAS DICAS...
Observe se a banheira escolhida combina com as demais peças do seu banheiro. Preste atenção nas instruções de instalações. Saiba quais são as exigências de manutenção e limpeza, conforme o material escolhido. As banheiras mais rígidas facilitam a manutenção, pois não é preciso trocar os rejuntes, e sua deformação é menor. Exageros no uso de sais de banho ou outros produtos também são prejudiciais, e devem ser usados ocasionalmente. A falta de limpeza pode provocar a formação de fungos e bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário