quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ARQUIDEIAS - PISO TÁTIL


Estava procurando especificações para piso tátil e encontrei um modelo que ainda não tinha visto. Procurando informações com colegas de trabalho, descobri que este material já é utilizado há um bom tempo em outros países e no Brasil foi lançado no começo do ano de 2009.

No Brasil a empresa que está comercializando é a Andaluz com o nome de "Piso Tátil Fácil". Esta linha de produtos tem como característica a mínima interferência na decoração de ambientes. Apresenta 7 cores e é disponibilizado em forma de botões e tiras (alerta e direcional, respectivamente). Fora do país a referencia é a Mobility Research Centre.

---------------------------------------------------------------



Outra opção é a linha Dome da Mozaik que trabalha com revestimentos de fácil instalação e que atendem às diversas normas e padrões brasileiros, sendo produzidos no material de poliuretano e com a opção de revestimento em aço inox. Apresentam alta resistência à abrasão (desgaste), ao corte e à corrosão. Também são encontradas nas versões de alerta e direcional.

São aplicados em diversos tipos de material, como: Concreto, agregados cimentícios, pedras de baixa dureza (mármores, arenito, ardósia), pisos vinílicos, de epóxi, Granito (pedras de alta dureza), cerâmica, cerâmica vitrificada, porcelanato, Carpetes, madeiras, pisos laminados e até em VIDROS. Porém sua aplicação se diferencia conforme o material sobre o qual a pastilha será aplicada:

- Pino-Cola: indicado para cerâmicas, pedras ou pisos cimentícios, o piso deve ser furado (broca 8mm) e o interior do furo é preenchido com um adesivo/selante e então são colocados os pinos que deverá ser pressionado em direção ao interior do furo até nivelar a base com o piso. Os furos são feitos de acordo com o gabarito de montagem, fornecido juntamente com os sinalizadores táteis. 



- Parafuso-bucha: indicado para pisos de madeira, carpetes e laminados, é utilizada bucha plástica nos furos (broca 6mm) para fixação do parafuso de aço inox que acompanha o produto. 




- Parafuso sem bucha: indicado para pisos de madeira ou similares com espessura maior que 25 mm, onde não são usadas buchas (o diametro do furo é de 5mm), como no sistema anterior.




- Colagem direta: pode ser usado em qualquer tipo de piso, mas é recomendado para locais de baixo tráfego ou que não possam ser furados. São colados diretamente sobre o piso com ajuda de um gabarito. Observação: a durabilidade dos sinalizadores instalados por colagem direta dependerá diretamente dos métodos de limpeza e manutenção empregados no localsendo que não é indicada para áreas de alto tráfego.



Uma coisa que devemos levar em consideração é que pode ocorrer casos em que algumas pessoas venham desparafusar as peças e levar embora, rs. Ou também a "tampinha" sair e ficar exposto o parafuso.
Mas uma coisa não podemos negar: esteticamente falando, este sistema é muito mais "agradável" que o em placas cimentícias, não acham? e também tem a questão de poder ser instalado sobre diversos materiais.








1 – Demarque a área a ser sinalizada, usando por exemplo fita adesiva. Esta área deve ser uma faixa com largura entre 25 e 60 cm, afastada no máximo 32 cm do ponto onde ocorre a mudança de plano conforme NBR 9050;
---------------------------------------------------------------

Confira uma espécie de Passo-a-passo de instalação:

2 – Prenda o gabarito ao piso utilizando fita adesiva no início da faixa de sinalização;


3 – Marque os locais para furação utilizando uma caneta marcadora com tinta resistente a água. Verifique se a marcação está visível lavantando parcialmente uma das bordas do gabarito com cuidado para não mudá-lo de posição;


4 – Se estiver trabalhando somente com um gabarito, utilize fita adesiva para marcar no piso a posição de término do gabarito;

5 – Solte do piso a fita que prende o gabarito e mova-o para a próxima posição, conforme a marcação feita no item 4;

6 – Fure nos locais marcados, utilizando uma broca com diâmetro de 6 ou 8 mm, conforme o elemento tátil seja de parafuso ou de pino, respectivamente. O tipo de broca deve ser adequado ao piso a ser furado:
a) Metal duro para concreto, epóxi e substratos cimentícios;
b) Diamantada com refrigeração interna para pisos de pedra, cerâmica ou porcelanato;
c) De aço rápido para substratos de madeira ou similares. A profundidade do furo deve estar entre 20 e 25 mm. Utilize preferencialmente uma furadeira fixa (com colunas) que assegure a perpendicularidade do furo em relação ao piso. Furadeiras manuais podem ser utilizadas contanto que os furos se mantenham perpendiculares.


7 – Remova o pó gerado pela furação, preferencialmente utilizando um aspirador de pó;
8 – Aplique uma pequena quantidade de adesivo/selante de poliuretano no interior do furo;


9 – Introduza o pino do elemento tátil ou a bucha no interior do futo e pressione até que o domo fique faceado com o piso ou aperte o parafuso até que isso aconteça. Se necessário, no caso dos elementos de pino/cola, bata suavemente com um martelo de borracha;






quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ARQUICURIOSOS - COMO SE MULTIPLICAVA ANTIGAMENTE?

Pessoal!!!!
Acabei de receber um email com este vídeo...
Assisti várias vezes e fiz algumas contas!!! dá certo mesmo!!!!
Experimentem!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ARQUIDEIAS - HALL DE ENTRADA

Oieeessss

Gente, está muito corrido pois tem várias obras começando e algumas terminando... aí já viu né? Mas não esqueci daqui não! E vou responder um pedido enviado por e-mail:

“Ola Tici.
Meu nome é Patrícia e estou reformando minha casa.
Gostaria de umas dicas com relação ao hall de entrada.
Tenho um pequeno espaço e pretendo fazer uma parede logo na frente da porta.
O que você sugere?
Obrigada
Paty – Ouro Preto”
Paty, como você não deu nenhuma dica de como é seu estilo... vou ter que colocar várias opções e depois você escolhe qual é a que melhor se encaixa pra vc, ok?

O mais importante! Antes de qualquer coisa....

Dizem que a primeira impressão é a que fica, então em traduzindo arquitetonicamente (rs) “O HALL DA SUA CASA MOSTRA QUEM VOCÊ É”. Dramático isto né? Mas é isso mesmo... Você deve colocar elementos que você se identifique e que harmonize com os demais ambientes. Não adianta você colocar esculturas gregas sendo que o restante da casa é inteiro com peças de alumínio (exagerei um pouquinho, mas era para vocês entenderem, ok?). Misturar é bom, desde que seja ponderado.

Algumas dicas:

* O primeiro passo é determinar o que deseja, qual a função de se decorar um espaço como este? Apenas estética ou com funcionalidade?

* Qual o estilo a ser adotado? Minimalista, contemporâneo, barroco??? (vou “traduzir”...) Tons neutros, tons frios ou tons fortes? Com peças clássicas, peças modernas ou peças do dia a dia? Vou usar tudo novo ou aproveitar algo existente? E lembre-se escolher um estilo entre você e seu marido já é difícil imagine escolher um estilo para um uso coletivo, como o hall do seu prédio. Neste caso opte por um estilo mais neutro, sem grandes “inovações”.

* Escolha os objetos de decoração conforme sua necessidade: mesa, aparador, banco, poltrona, luminária, cabideiro, tapetes, etc.

* Capriche na iluminação, seja ela no teto, parede ou luminárias de piso e mesa.

* Escolha a cor que harmonize ou que destaque dos objetos escolhidos. Outra sugestão é optar por adesivos, que estão em alta no momento.

* A grande dificuldade é com relação ao seu tamanho do espaço, em sua maioria são ambientes pequenos e esquecidos. Então não coloque muitas coisas, “o menos é mais” (bordão minimalista). Ambiente medianos podem ter aparadores e vasos maiores. Já os grandes podem ter elementos como sofás, tapetes, mesas, cadeiras, etc...

* Observe o equilíbrio (“peso”), simetria e volumetria. Neste caso, o bom-senso é o seu maior aliado. Não precisa espelhar tudo para não errar. Você pode colocar equilíbrio com objetos diferentes, por exemplo: coloque dois vasos finos com 20cm de altura e flores que chegar até a altura da luminária do lado oposto. E assim por diante....

ALGUNS MODELOS DA INTERNET:


  Ah... as cores.... elas dão um toque tão especial... Porém cuidado!!!
Elas podem acabar com o ambiente. Neste caso o toque em
vermelho nos objetos foi fundamental para deixar o ambiente
não monótono. Reparem que há poucos elementos,
porém são necessários para preencher o espaço.
Eu coloquei esta imagem para mostrar que mesmo numa
circulação tão apertada, você pode fazer um cantinho especial.
Observe que há apenas um espelho, uma prateleira de vidro e
 um vaso pequeno. Mas o que eles acertaram em cheio é a cor
 da parede que combinou com o adesivo na porta. Parabéns!

Simples e funcional! Coloque um banco ou cadeira
com objetos de pendurar na parede... que ficam super
bonitos. Você também pode optar por cores mais
neutras, como cinza e branco, fica lindo!!!!
 
Seguindo a linha das cadeiras, você pode optar por
colocar uma escultura, vaso ou então colocar uma
 luminária de piso ou com “fios” compridos, que tal?

Esse é um dos meus preferidos. É simplesmente perfeito!
A pessoa que fez soube exatamente usar o pequeno espaço
e transformá-lo com simples objetos. Isso é o poder de
saber sintetizar. Para apartamentos pequenos é a solução ideal.

Esta imagem eu coloquei para vocês refletirem. Não adianta
ter peças bonitas se não usá-las de forma que fiquem harmônicas.
A primeira coisa que você vê é o grandeeee vaso. Pois é...
Ele é grande mesmo, mas se vocês querem saber ele que está
harmonizando com os demais elementos. Observe na imagem
abaixo que o vaso ficou perdido no contexto. Outra coisa que eu
 modificaria é o tom da moldura do espelho, colocaria um que
complementasse a mesa e não “concorresse” com ela.

Neste caso, o vaso seria dispensável.
Ele está totalmente deslocado dos demais objetos.
Porém as luminárias são de extremo bom gosto.

Interessantíssimo esse detalhe na parede.
Os espelhos aumentam o ambiente.
A mistura deles com móveis e outros
elementos dão um charme todo especial.

Esse é outro exemplo de uso do espelho.
Tem vários na internet. Mas este eu gostaria de mostrar
para vocês, porque tem um elemento que nenhum
dos outros colocaram: LIVROS! Isto mostra que você
pode colocar o que quiser desde que tenha um certo equilíbrio.


Simétrico com objetos diversos...
O equilíbrio está distribuído na diagonal.
O peso na direita se concentra na parte inferior através
dos vasos e o peso na esquerda se concentra na parte
superior com o topo da luminária. (trace a linha e veja).
Um parênteses – literalmente, rs – (adoro quadros abstratos).

Pensei em expor diversos modelos, porém tenho uma
crítica para este modelo: o vaso não combina com estes espelhos.
O ideal seria usar peças cromadas ou escovadas de pequeno porte.
Ou então usar objetos com cores fortes e vibrantes, como o
amarelo, laranja e vermelho. Outra opção é alterar a cor preta do fundo.

Este é um exemplo típico de hall de maior porte.
Com objetos simples e neutros pode ser tranquilamente
utilizado em hall de condomínios residenciais.

Um elemento que faz a diferença. O forro, as luminárias,
o vaso (escondidinho) e o detalhe floral, estão muito harmônicos.
Só uma dica: usar vasos de flores é muito legal, porém tome cuidado
em escolher plantas que não crescem demais, que se adaptam
a sombra e que não façam muita sujeira...


Clássico e Equilibrado. Clássico pelo tipo das peças decorativas e
porque usa elementos de cores neutras. Equilibrado porque o “peso” das
peças está bem distribuído. Para explicar o que chamamos de “peso” em arquitetura,
vou dar um exemplo: Você pega um móvel deste e de um lado você coloca uma abajur
rosa pink com lantejoulas doradas. De outro lado você coloca vários “bibelôs” de
lembrança de viagens e lojas de R$1,99 (*nossa apelei, rs), mas enfim só para vocês
repararem que de um lado tem apenas um elemento e de outros váriossss... de um lado tem
algo grande e chamativo e de outro pequenas miniaturas... é desequilíbrio total! O ideal é
você colocar o abajur no centro e distribuir os outros elementos...
(viu encontrei solução para seus “bibelôs”, rs).
É difícil de explicar, mas quem sabe isso não se torna um post? Kakaka

A iluminação é essencial. Adoro brincar com luminárias
direcionáveis, rs. Mas fala serio a luz bem usada, altera muito o ambiente.
Percebam que a luz chega até o chão, mas não distribui num todo...
ela é focada, ou seja, direcionada. Outro exemplo é a primeira foto, utiliza
as arandelas como objetos de decoração e de apoio para compor o ambiente.

Eu escolhi esta foto porque eu gostei da mescla de tons
de madeira do mobiliário, quadro e parede. Isto é muito difícil
 e esta combinação ficou “show de bola”.

A grande “sacada” deste ambiente são os espelhos.
Disposto na forma horizontal quebrou a “mesmice” ao separar em três partes.
Outro detalhe é o espelhamento de objetos:
luminária, vaso, prato decorativo... (depois espelha) … prato decorativo, vaso e luminária.
Com isso não tem como errar. Só se os elementos forem com estilos totalmente distintos, rs.
Esse é muito bom!
Se não o melhor modelo de equilíbrio porém sem simetria.
Você deve estar pensando: acho que ela está doida...
como isso pode acontecer? Eu explico: O vaso é robusto e
mais alto que as flores que são mais delicadas e mais baixas.
 Portanto falta de simetria. Porém o equilíbrio do conjunto dá-se
através das molduras que se localizam de forma oposta a luminária
e mais alta. Além disso a cor escolhido é excelente e o charme
de ter apenas as molduras é simplesmente demais.
 

Hummm.... Para finalizar escolhi um tipo diferente de todos os anteriores,
este hall é do gênero: “me ame ou me odeie”, rs.
Muitos devem estar virando os olhos e falando “urght!” e outros: “nossa que legal!”.
Pois é este é um ambiente com muita personalidade. Ao fazer um ambiente assim,
você corre o risco de errar feio. Este ambiente tem características interessantes:
As flores são diferentes, mas as cores são semelhantes o que fazem criar uma ligação entre elas;
O aparador foi reformado e ganhou tampo de madeira novo que combina com o espelho;
Bonito e autentico, porém este é um ambiente que se enjoa muito fácil... pense bem!


Se vcs souberem de onde é o ambiente ou o arquiteto, por favor avisar para eu colocar o crédito.
Obrigada! Tici :-)

domingo, 10 de outubro de 2010

ARQUIDEIAS - MÓVEIS PARA PEQUENOS ESPAÇOS

Recebi por email um vídeo de uma empresa que fabrica móveis que se "transformam" em outros móveis, aproveitando espaço.

Veja o site e depois os videos...

http://www.resourcefurniture.com/space-savers



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ARQUIDEIAS - PORCELANATO ULTRAFINO

Ola pessoal,


 
Vocês já devem ter visto os novos porcelanatos "ultra finos". Se nunca viu vou apresenta-los ou até mesmo trazer algumas informações que ainda não saibam. Espero que seja útil. :-)

A primeira vez que eu vi uma peça dessas, logo pensei na resistência. Imaginei colocando o piso e ele quebrando toda vez que "martelasse" para acertar o nível. Mas depois de pesquisar descobri a maioria das marcas com esta característica apresentam um aditivo que torna a peça mais homogênea e dura, proporcionando uma altíssima resistência, equivalente ao do porcelanato com espessura “convencional” (geralmente entre 10 a 16 mm).

Inicialmente, os porcelanatos slim vendidos no Brasil eram importados, mas hoje algumas empresas nacionais já produzem o produto. O Porcellanato Extra Fino Portobello foi o primeiro a ser produzido no País, em 2009.

A maior vantagem destes pisos é a praticidade em instalar sobre pisos já existentes, sem a necessidade de quebra dos antigos materiais, o que ocasiona maior rapidez na obra, menos sujeira e muita economia. O que muitos não contam é o gasto com a retirada do piso antigo, a regularização do contra-piso e depois a colocação do piso novo. Isso se não ocorrerem alguns “contratempos” no meio do caminho.

Excelente para assentamento, facilita cortes e perfurações dando um perfeito acabamento. Geralmente apresentam grandes formatos, design arrojado, reduz a quantidade de juntas, o que amplia os ambientes e proporciona um visual clean e sensação de conforto.

Com alta tecnologia, sua produção requer investimentos industriais e mão-de-obra especializada. Falando em colocação, já existe no mercado uma argamassa colante especial, especifica para porcelanatos slim com exclusiva aplicação á rolo deixando sua obra mais leve e tendo o dobro do rendimento que possibilita sobreposição.

Além disso, a espessura reduzida minimiza os problemas com o nível do piso dentro dos ambientes. As espessuras variam entre 3,5mm e 6mm, ou seja, menos da metade dos “convencionais”. Resumidamente as principais vantagens desse tipo de produto são:
  • Assentamento sobre outro piso (não necessariamente precisa ser cerâmico);
  • Facilidade e agilidade na reforma;
  • Facilidade de cortar, manusear e aplicar por serem ultrafinos e leves;
  • Menor custo logístico: menos peso nos pallets , redução de volume e menor custo no transporte (50% menor espaço de estocagem, 50% menor sobrecarga nas edificações e produto 50% mais leve);
  • Redução de matéria-prima na fabricação (50% menor consumo de matérias-primas não renováveis e 50% menor uso de água na fabricação do produto);
  • Redução de de energia (25% menor consumo de energia), gerando menos CO² no processo de queima (50% menor emissão de gás carbônico);
  • Muito menos entulho e sujeira na reforma o que torna a obra mais limpa (50% menor geração de resíduos em obras de construção civil);
  • Reduzem as quebras dos pisos que diminui o barulho.
Na mostra Revestir deste ano, havia várias novidades de diversas marcas. Confira o vídeo:

 

 

 
Estas são algumas marcas que eu conheço. Algumas eu já usei, outras eu apenas eu recebi catálogos. São elas:

 
1) Portobello

 
Conhecido como Extra Fino, o porcelanato da Portobello possui 4,7 mm. É o primeiro porcelanato slim produzido no Brasil. Atualmente, a Portobello fabrica cinco linhas de porcellanato extrafino, incluindo uma branca (muito semelhante à linha tradicional) a Limestone (que imita pedra) e a Econative (imitando a madeira natural). Além disso, também trabalha com filetes de porcellanato com espessura fina para decoração de paredes com mosaicos e faixas. Veja o vídeo de apresentação do extra fino:





 
2) Eliane

 
O Laminum, da Eliane, é produzido com tecnologia italiana e apresenta formato exclusivo de 1x3m e sua espessura é a menor do mercado, com apenas 3,5 mm nas séries Filo e Beton. Na Série Beton, estão disponíveis as cores Sand, Mocca, Dark Gray e Light Gray. A Série Filo apresenta as cores Oro, Argento, Ghisa e Bronzo.

 
3) Portinari

A Cerâmica Portinari, do Grupo Cecrisa, apresenta um produto com 5,5 mm de espessura, o Slim – Porcellanato Pietra Portinari. Com visão ecológica o produto segue os conceitos do Eco Tech Concept, ao reduzir o consumo de energia, água e matérias-primas não renováveis. As peças são grandes com dimensões de 90x90cm e 90x180cm.

 
4) Gyotoku

 
Consolidando-se como uma das maiores indústrias de revestimentos cerâmicos do Brasil e a maior do Estado de São Paulo, a Gyotoku também disponibiliza o ultra fino Slim 6mm. A Série Sense traz a sofisticação do mármore com textura acetinada nas cores White e Sand, nos formatos 30x60 cm e 60x60 cm. Básicos e versáteis, os porcellanatos Bianco Natural Slim e Super Bianco Natural Slim, nos formatos 30x60cm e 60x60cm completam a Série.

 
5) Lepri

 
Especializada na fabricação de revestimentos cerâmicos ecológicos, a Lepri tem a preocupação com o meio ambiente, que motivou a desenvolver mais um processo de fabricação que poupa agressões à natureza. Trata-se da técnica de fabricação de porcelanato Via Seca, exclusiva no Brasil. Essa tecnologia se traduz em um menor gasto de energia e, consequentemente, a conservação de recursos naturais. O piso cerâmico da Lepri é o EcoLight que possui somente 6 mm de espessura e está disponível nos tamanhos 11x11 cm e 23x23 cm, e nas cores Bianchetto, Bianco, Palha, Rosso, Cioccolatto e Azul Maresias.

 
6) Neostone

 
A Neostone apresenta 11 modelos com tonalidades que variam do bege ao preto e novas texturas. Os modelos Nácar, Slim Brandy, Paper Blanco, Paper Camel, Paper Negro são indicados somente para paredes, os demais são indicados para chão e parede e ambientes de baixo trafego.

 
 
Até breve!